Notícias
Publicado em 12/12/2014

Como planejar uma viagem de ônibus

As empresas de ônibus estão modernizando seus serviços. Atualmente já é possível fazer viagens longas de ônibus em poltronas confortáveis, com ar condicionado, água e lanche a bordo. Programar bem antes de colocar o pé na estrada é fundamental para evitar qualquer contratempo.

Dicas para viajar de ônibus

1. Informe-se com antecedência sobre os serviços da empresa turística, como horários de partida e de chegada, número de paradas durante o percurso, segurança, roteiros, bem como serviços de atendimento ao cliente oferecidos aos usuários.

2. Guarde o bilhete de passagem e o tíquete da bagagem com segurança. Eles são sua garantia. E em caso de extravio ou dano na bagagem, o passageiro tem direito à  indenização da empresa de ônibus.

3. Coloque etiquetas nas bagagens com seu nome, telefone, endereço de origem e de destino, por dentro e por fora. Os documentos, objetos de valor, dinheiro e aparelhos de uso pessoal devem ser levados em bagagem de mão.

4. Seja prático e leve apenas o necessário. O limite de bagagem por passageiro é de no máximo 300 decímetros cúbicos, o que equivale a 1 metro de largura ou 30 kg de peso.

5. Se for levar itens de valor como presentes ou aparelhos eletrônicos, tenha também as notas fiscais da compra. Antes de embarcar, será exigida a identificação da bagagem pela transportadora e guardado o tíquete correspondente.

6. Faça um seguro pessoal e de bagagem, mesmo já havendo o Seguro Obrigatório Contra Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) e pelo Seguro de Responsabilidade Civil. As agências de turismo oferecem vários tipos de seguro disponíveis para cada caso.

7. Se for viajar com crianças, fique atento: até os seis anos elas podem viajar gratuitamente, desde que não ocupem poltrona e sejam respeitadas as leis relacionadas ao transporte de menores. No Brasil, até os 12 anos elas só podem viajar sozinhas com autorização do Juizado de Menores. Maiores de 12 anos podem viajar sem acompanhantes, desde que estejam com seus documentos.

8. Para cada ônibus são reservados dois assentos gratuitamente para pessoas com 60 anos ou mais e renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Caso esses assentos estejam preenchidos, haverá desconto mínimo de 50% do valor da passagem para os demais assentos do ônibus.

9. Se desistir da viagem, você poderá receber o valor pago ou revalidar o bilhete, desde que comunique à empresa de ônibus com no mínimo três horas de antecedência.